Publicado em 22 Aug 2025. Para ler este artigo precisa de menos de 7 minutos
Diariamente, as empresas enfrentam um desafio: os custos com energia , que representam os seus principais custos operacionais.
A iluminação, a climatização, o funcionamento dos equipamentos e processos produtivos geram um elevado consumo de energia que tem impacto direto nos custos mensais da empresa e na rentabilidade do negócio.
A eficiência energética nas empresas representa um tema crítico e incontornável na gestão de uma empresa.
As empresas que são eficientes em termos energéticos conseguem: reduzir os seus custos com energia, alcançar uma maior estabilidade financeira e reforçar a sua imagem junto dos seus stakeholders.
Num ambiente empresarial, eficiência energética consiste em otimizar o uso de energia de forma a conseguir manter o mesmo nível de produção, mas com um menor consumo de energia.
A eficiência energética nas empresas é alcançada quando são minimizados ou eliminados os desperdícios de energia e é adotada tecnologias mais modernas, que permitem uma gestão mais inteligente e eficiente da energia.
Alguns exemplos de ações simples que permitem aumentar a eficiência energética nas empresas:
- Substituir iluminação convencional por LEDs de baixo consumo;
- Instalar painéis solares para autoconsumo que permite produzir a sua própria energia;
- Adotar sistemas de monitorização da energia consumida em tempo real.
Podem ser enumeradas várias razões para investir em eficiência energética além da razão mais comum que é a poupança significativa na fatura de eletricidade:
1. Redução dos custos operacionais – uma empresa que otimiza os seus consumos de energia consegue reduzir os custos com energia;
2. Maior competitividade – redução dos custos significa preços mais competitivos e maior capacidade de investimento em inovação;
3. Melhoria da imagem corporativa – empresas com eficiência energética reforçam a sua reputação e cumprem os objetivos do ESG;
4. Menor dependência energética – as soluções de autoconsumo fotovoltaico oferecem às empresas a possibilidade de serem menos “atingidas” com a instabilidade do mercado energético e com a volatilidade do preço da eletricidade.
As melhores práticas para melhorar a eficiência energética pode variar conforme o setor de atividade, mas existem algumas práticas comuns a todas as empresas:
É fundamental conhecer a realidade energética da empresa, através de uma auditoria energética, que permite identificar os consumos desnecessários e áreas de desperdício, criando um plano de ação baseado em dados reais.
- Substituição de lâmpadas tradicionais por LEDs;
- Instalação de sensores de movimento em armazéns, escritórios e zonas comuns;
- Aproveitamento da luz natural com sistemas de gestão inteligente.
- Substituir equipamentos obsoletos que consomem mais energia por equipamentos mais eficientes;
- Utilizar motores de alta eficiência e sistemas de controlo automático;
- Implementar manutenção preventiva para evitar perdas de desempenho.
- Instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo;
- Adição de baterias solar que permitem armazenar a energia excedente produzida pelos painéis solares permitindo uma maior independência energética.
- Sistemas de monitorização em tempo real para detetar picos de consumo;
- Softwares de gestão energética para identificar padrões e otimizar operações.
- Formação e sensibilização para hábitos de consumo responsáveis;
- Criação de políticas internas que incentivem a poupança energética.
Os principais benefícios das empresas que investem em eficiência energética são:
- Possibilidade de reduzir até 70% do valor da sua fatura de eletricidade, com medidas simples e aplicáveis no dia a dia da empresa;
- Maior durabilidade de equipamentos, uma vez que funcionam de forma otimizada;
- Acesso benefícios fiscais para as empresas que investem em energia solar.
Partilhamos alguns exemplos de setores de negócio onde a eficiência energética tem um grande impacto devido ao perfil de consumo de energia:
Indústria: modernização das linhas de produção;
Restauração e hotelaria: otimização de sistemas de climatização e frio industrial;
Escritórios: iluminação inteligente e gestão do consumo de energia dos equipamentos informáticos;
Retalho: redução de consumos em câmaras frigoríficas e ar condicionado através da produção da sua própria energia solar.
A eficiência energética nas empresas representa mais do que apenas uma forma de reduzir os custos mensais como energia, consiste numa estratégia essencial para aumentar a competitividade, melhorar a imagem da marca e preparar para o futuro.
As empresas que implementam estas práticas no seu dia a dia estão mais bem posicionadas para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente
Junte-se à nossa newsletter verde!
Mariana Santos
Solicite o seu estudo gratuito
Entramos em contacto contigo
Toda a informação que precisas para dar o passo para o autoconsumo, da forma mais simples e visual.
Descarregue o nosso Guia e entenda os conceitos chaves do autoconsumo!
Quais os tipos de energia solar? Como funciona uma instalação solar? Quanto custa instalar painéis solares? Encontra aqui a resposta para estas perguntas e muitas mais.