Energias Limpas - Quais s√£o?

Publicado em 18 May 2024. Para ler este artigo precisa de menos de 10 minutos

Energias Limpas - Quais s√£o?

A preservação do meio ambiente é uma necessidade prioritária e um grande desafio diante dos contínuos danos e abusos dos ecossistemas. Juntamente com a crise dos recursos fósseis ou energias não renováveis, faz com que as energias limpas, como a energia solar, desempenhem um papel de protagonismo na urgente e necessária transição energética.

 

 

O que são energias limpas?

 

As energias limpas são energias que não produzem resíduos, nem emitem gases nocivos durante o seu processo de obtenção ou durante a fase de produção da energia. É importante diferenciar energias limpas de fontes de energia renováveis, já que a obtenção desta energia não implica a destruição de resíduos.

 

O nível de impacto no meio ambiente é muito baixo e não gera nenhum tipo de poluição. 

 

Esta é precisamente a principal diferença em relação às energias renováveis, que na sua maioria são limpas, tendo algumas exceções.

 

Pedir proposta

 

 

Tipos de energias limpas

 

As energias limpas são o substituto perfeito para os combustíveis fósseis (carvão, petróleo ou gás natural), que são os componentes responsáveis por gerar a maior parte da energia utilizada atualmente no mundo, desempenhando assim um papel crucial no futuro do abastecimento energético. Mas, quais são as energias limpas? Quais as características de cada tipo de energia limpa? Vamos contar-lhe tudo.

 

Energia solar

 

A energia solar é uma fonte renovável, inesgotável e totalmente limpa de calor ou eletricidade que é obtida a partir da radiação eletromagnética proveniente do Sol. Hoje em dia, a energia solar pode ser captada através de células fotoelétricas, helióstatos, coletores solares ou de energia solar fotovoltaica, podendo ser transformada em energia elétrica ou térmica. Além disso, também pode ser aproveitada de forma passiva com técnicas de arquitetura bioclimática e sustentável.

 

Em qualquer caso, a energia solar fotovoltaica é a fonte de energia solar mais produzida atualmente. Consiste em produzir eletricidade a partir da radiação solar, graças aos painéis solares fotovoltaicos, que possuem células de silício que transformam a luz do sol em eletricidade.

 

Na SotySolar, somos especialistas na instalação de painéis solares fotovoltaicos, oferecendo um acompanhamento constante a todos os nossos clientes em todo o processo, desde o estudo até a montagem da instalação fotovoltaica. Caso tenha interesse, pode solicitar informações sem qualquer compromisso.

 

 

Energia eólica

 

A energia eólica é obtida a partir da energia cinética produzida pelo efeito das correntes de ar. Os aerogeradores ligados às grandes redes de distribuição de energia elétrica, que podem ser de eixo horizontal ou eixo vertical, convertem a energia cinética do vento em energia elétrica.

 

Esses aerogeradores não só podem ser instalados em “terra firme”, mas também podemos encontrar parques eólicos no mar,localizados nas costas, onde o vento é sempre mais forte e estável. Desta forma, trata-se de uma energia verde, que não polui e ajuda a substituir a energia produzida através dos combustíveis fósseis.

 

A energia eólica é uma das energias mais antigas usadas pela humanidade, seja em moinhos ou em barcos à vela, por isso é uma das primeiras que nos vem à cabeça quando pensamos em energias limpas.

 

Energia hidráulica ou hidrelétrica

 

A energia hidráulica ou hidrelétrica é obtida a partir da energia potencial de uma massa de água que flui de forma intensa devido a um desnível na superfície terrestre, como por exemplo, quedas de água. 

De forma, a aproveitar o poder da água, são construídas grandes infraestruturas hidráulicas (como barragens, reservatórios ou centrais hidroelétricas) capazes de extrair o máximo potencial desta energia limpa.

 

Além de gerar eletricidade, infraestruturas como os reservatórios podem armazenar água para diferentes usos.

Energia geotérmica

 

A energia geotérmica é uma das fontes de energia limpa menos conhecidas. Esta energia limpa é obtida através do aproveitamento do calor natural do interior da Terra.

 

É diferente da maioria das fontes de energia limpa, a energia geotérmica não depende da radiação solar, nem do vento ou do clima, mas sim da diferença de temperatura entre o interior da Terra e a superfície.

 

Essa temperatura aumenta à medida que nos aproximamos do interior da Terra (3 graus a cada 100 metros de profundidade), por isso, dependendo da profundidade da extração, pode-se obter mais ou menos energia. Existem três tipos de reservatórios geotérmicos: reservatórios de água quente, poços secos e gêiseres.

 

Outras energias limpas

 

Além das mencionadas, existem outros tipos de energias limpas menos conhecidas:

  • Biomassa: A energia é produzida através da queima controlada de lenha, resíduos agrícolas e outros materiais orgânicos para fornecer calor em residências e, às vezes, eletricidade.
  • Biogás: A energia é gerada pela decomposição de biomassa (resíduos da pecuária ou da agricultura). A ação dos microrganismos resultantes da decomposição dos resíduos pode gerar calor, combustível para veículos e eletricidade.
  • Marés: As marés são a chave desta energia, e a sua potência pode ser transformada em energia ao girar turbinas de barragens ou de geradores de submarinos.
  • Hidrogênio verde: Através da eletrólise, o oxigênio da água é separado e convertido em hidrogênio. Para que seja uma energia 100% limpa, a eletricidade usada neste processo deve vir de outra fonte de energia limpa.

 

Benefícios das energias limpas

 

O uso de energias limpas traz múltiplos benefícios tanto econômicos quanto ambientais.

  • Econômicas: O baixo custo das energias limpas uma vez iniciada a operação da instalação representa uma vantagem importante sobre as energias não renováveis ‚Äč‚Äčou tradicionais que envolvem um elevado custo periódico.
  • Geram poupança: Quando uma casa possui uma fonte de energia limpa, torna-se menos dependente das energias tradicionais, e a poupança nas faturas de eletricidade podem ser de até 70% em alguns casos.
  • Não poluem:  Não emitem gases poluentes, contribuem para a desaceleração das alterações climáticas e do aquecimento global.
  • Não produzem resíduos: São energias cuja produção não gera nenhum tipo de resíduo poluente.
  • São renováveis: As energias limpas são uma fonte inesgotável de energia, em contraste com as energias fósseis, que são finitas e podem esgotar-se num curto espaço de tempo.

 

Quais são as energias limpas mais utilizadas no mundo?

 

As energias limpas mais utilizadas no mundo todo são a energia solar, a energia geotérmica, a energia eólica e a energia hidráulica/hidroenergia. Como se pode verificar, cada uma destas energias limpas corresponde a um dos quatro elementos da natureza: ar, água, fogo e terra. Estas fontes são inesgotáveis e abundantes.

 

 

Desafios atuais

 

Apesar de as energias limpas terem tido um incrível desenvolvimento nas últimas décadas e serem um setor em permanente inovação e crescimento, ainda precisam de superar alguns desafios para alcançar um grau de acessibilidade que permita uma implementação sólida e generalizada na sociedade.

 

Apenas assim serão alcançados os ambiciosos objetivos de redução de emissões nocivas para o meio ambiente estabelecidos pelos governos. Os principais desafios atuais para este tipo de energias são:

  1. Mudar os hábitos de consumo. Para conseguir isso, são imprescindíveis fortes campanhas de conscientização por parte das entidades governamentais e  continuar com os incentivos ao uso de energias renováveis com apoios e subsídios.
  2. Melhorar a eficiência energética das casas. Da mesma forma, promover o autoconsumo e a informação sobre o tema junto da população são fundamentais para a melhoria da eficiência energética das habitações.
  3. Promover a mobilidade sustentável. Um dos principais agentes de poluição é o uso de energias fósseis nos veículos. Incentivar a compra e o uso de veículos elétricos, cada vez mais difundidos, continua sendo algo urgente e uma das chaves para a transição energética.
  4. Democratizar os preços destas energias. Democratizar o uso de energias renováveis baixando os preços das instalações só se consegue mediante pesquisa e desenvolvimento, sendo indispensável o investimento nesta área por parte das entidades. 
  5. Desenvolvimento do autoconsumo fotovoltaico. É uma das energias limpas mais fáceis de utilizar e mais acessíveis para a população. Reduzir os custos dos materiais e aumentar os apoios e subsídios para facilitar o acesso de mais pessoas à energia solar. 

 

Essa é precisamente a missão da SotySolar: aproximar a energia solar de todos os lares para que não só aumentem a sua poupança, mas também minimizem a sua pegada de dióxido de carbono e o seu impacto ambiental. Peça o seu orçamento personalizado e sem compromisso.

 

 

pedir estudo gratutito para energia limpa

 

 

Em suma…

 

Embora o uso de energias limpas e renováveis seja cada vez mais comum e que existam cada vez mais painéis solares nos telhados das residências, ainda há muito a ser feito em termos de consciencialização e investimento de fundos públicos. 

 

Na SotySolar, continuamos empenhados em tornar o caminho para o autoconsumo mais fácil para todos, oferecendo os melhores produtos do mercado, orçamentos ajustados às necessidades de cada casa e um aconselhamento ao longo de todo o processo. Faça a mudança para as energias limpas e descubra todos os seus benefícios!

 

 

Mariana Santos

Mariana Santos

Partilhar:
Seja o primeiro a comentar este post.
Deixar um coment√°rio:

Calcule o preço dos seus painéis!

Painéis solares ao melhor preço e com a melhor qualidade

Proposta gratuita

A mais completa informa√ß√£o e conte√ļdo sobre o mundo do autoconsumo solar.

Junte-se ao nosso boletim verde

Informe-se sobre as √ļltimas not√≠cias sobre o autoconsumo solar.

Junte-se a nós!

Cookies da SotySolar

Utilizamos cookies pr√≥prios e de terceiros para permitir a sua navega√ß√£o, personalizar an√ļncios e conte√ļdos, analisar o tr√°fego gerado, e para o bom funcionamento da sua sess√£o, tamb√©m recolhemos os seus dados de localiza√ß√£o e caracter√≠sticas do dispositivo. Para obter mais informa√ß√Ķes sobre cookies, consulte nosso pol√≠tica de cookies.

Cookies necess√°rios

São necessários para o funcionamento correcto da web, para manter a sua navegação, idioma, sessão e processos de compra.

Cookies analíticos

Permitem melhorar continuamente as fun√ß√Ķes atrav√©s da an√°lise de tr√°fego da p√°gina web e sugerir conte√ļdo personalizado.

Cookies marketing

Permitem-nos mostrar-lhe publicidade e outro conte√ļdo que acreditamos ser o mais ajustado aos seus interesses.