Publicado em 19 Nov 2025. Para ler este artigo precisa de menos de 8 minutos
Alguns dos aspectos a ter em consideração para maximizar o desempenho da sua instalação fotovoltaica são a orientação de painéis solares e a sua inclinação de painéis solares.
Partilhamos tudo o que precisa de saber para que os seus painéis fotovoltaicos funcionem da forma mais eficiente possível.
Índice de Conteúdos
A orientação ideal para os painéis solares é a sul (ângulo azimute 180º). A orientação da casa a sul faz com que exista uma maior irradiação ao longo do dia e consequentemente uma maior produção de energia.
As restantes orientações solares (com exceção da orientação a norte) também são rentáveis, eficientes e o nível de produção é similar.
Relativamente à inclinação dos painéis solares, deverão apresentar uma inclinação entre os 25º e 35º, para que a sua instalação consiga ter a máxima eficiência.
Se não sabe qual a orientação de painéis solares ideal para a sua habitação e não tem uma bússola à mão, a forma mais simples de obter esta informação é através do Google Maps.
Primeiro, localize a sua casa no mapa. Depois, utilize a bússola no canto inferior direito para identificar a direção do sul e compare com a inclinação do seu telhado. Esta análise permite
perceber se o seu telhado está orientado de forma a maximizar a produção de energia solar.
Mesmo que os painéis não estejam instalados diretamente virados para sul, eles continuarão a produzir eletricidade, independentemente da localização da sua casa.
Se o seu telhado se desviar até 45º do sul, ou seja, em direção ao sudeste ou sudoeste, a produção anual de energia diminui apenas entre 1% e 3%, uma diferença praticamente insignificante.
Existem várias estratégias para reduzir o efeito da orientação de painéis solares menos ideal:
1. Instalar os painéis em outras superfícies da habitação
Pode recorrer ao jardim, à garagem ou a outras áreas disponíveis, ajustando a orientação dos painéis de forma mais eficiente.
2. Ajustar a inclinação dos painéis fotovoltaicos
A inclinação ideal para painéis orientados a sul ronda os 30º. Se a sua habitação estiver virada para oeste, é recomendável reduzir a inclinação para cerca de 15º. Nesse caso, as perdas de produção em relação ao máximo potencial chegam a aproximadamente 15%.
3. Optar por painéis solares móveis ou com seguimento solar
Estes painéis conseguem ajustar a posição conforme o movimento do sol, aumentando o desempenho. No entanto, são mais caros, mais pesados e apenas justificáveis em situações muito específicas.
A orientação de painéis solares tem algum impacto no desempenho da instalação. No entanto, na maioria dos casos, as diferenças são pequenas e não se notará uma redução significativa na produção de energia.
Instalar painéis solares voltados para norte não é recomendado.
O desempenho neste caso é muito baixo, tornando o investimento pouco rentável. Existem, no entanto, soluções que podem ajudar a contornar esta situação.
Recomendamos recorrer a um técnico especializado, que poderá avaliar a orientação de painéis solares e a inclinação de painéis solares da sua instalação, realizando um estudo de viabilidade e apresentando as soluções mais adequadas para o seu caso.
Se a sua instalação estiver ligeiramente desviada para este, os painéis continuam a apresentar um excelente desempenho.
Um desvio de até 45º em relação ao sul resulta numa diminuição da produção anual de energia de apenas 1% a 3%. Ajustar a inclinação de painéis solares pode ainda otimizar o desempenho, caso o desvio seja maior.
De forma semelhante aos painéis voltados a este, os painéis orientados para oeste continuam a ter um desempenho muito bom.
Se o desvio for de 45º em relação ao sul, a redução na produção de energia é igualmente baixa, entre 1% e 3%. A correta inclinação de painéis solares ajuda a maximizar a produção nestas situações.
A orientação a sul é ideal para instalações de autoconsumo, garantindo um desempenho excelente.
Os painéis recebem irradiação solar durante praticamente todas as horas do dia. Além disso, uma inclinação de painéis solares adequada potencia ainda mais a produção de energia.

Não é necessário viver no país mais ensolarado ou ter uma casa com orientação solar perfeita a sul para aproveitar os benefícios económicos da energia solar e do autoconsumo.
Um dos fatores mais importantes é quanto paga na sua fatura da luz, que depende, entre outros aspetos, da sua tarifa e, principalmente, dos períodos em que consome mais energia. Desta forma, é possível ajustar a orientação de painéis solares aos horários de maior consumo, especialmente se tiver um telhado plano ou se os painéis forem instalados no solo.
Embora os proprietários não possam alterar a orientação de painéis solares do seu telhado, é possível adaptar a instalação às condições existentes. Existem várias soluções que permitem otimizar a produção, e é importante frisar que instalar painéis solares no seu telhado é sempre um bom investimento, ajudando a poupar dinheiro mesmo que a orientação de painéis solares não seja ideal.
Na SotySolar, somos especialistas em instalações de painéis solares fotovoltaicos. Realizamos um estudo personalizado, considerando a orientação de painéis solares da sua casa, a sua localização e necessidades energéticas, e sugerimos a inclinação de painéis solares mais adequada para que possa tirar o máximo partido da sua instalação fotovoltaica.
Junta-te à nossa newsletter verde
Mantenha-se informado e acompanhe as mais recentes novidades sobre autoconsumo
Mariana Santos
Solicite o seu estudo gratuito
Entramos em contacto contigo
Toda a informação que precisas para dar o passo para o autoconsumo, da forma mais simples e visual.
Descarregue o nosso Guia e entenda os conceitos chaves do autoconsumo!
Quais os tipos de energia solar? Como funciona uma instalação solar? Quanto custa instalar painéis solares? Encontra aqui a resposta para estas perguntas e muitas mais.