Publicado em 29 Aug 2025. Para ler este artigo precisa de menos de 6 minutos
A energia fotovoltaica tem-se afirmado nos últimos anos como uma das principais fontes de energia renovável, dando um importante contribuído para a transição energética em Portugal.
A necessidade urgente de diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, as ambiciosas metas europeias de descarbonização são os principais fatores impulsionadores desta grande aposta do governo português nas energias renováveis.
Este investimento consistente tem dado frutos, Portugal está atualmente entre os países da União Europeia com maior potencial de crescimento e investimento na energia solar.
A energia fotovoltaica consiste numa energia limpa produzida a partir da transformação da radiação solar em energia elétrica, utilizando a tecnologia presente nos painéis solares.
Uma fonte de energia inesgotável e que contribui significativamente para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Portugal dispõe de uma localização privilegiada, com elevados índices de radiação solar ao longo de todo o ano, o que faz da energia fotovoltaica uma solução particularmente vantajosa no território nacional.
Em regiões de Portugal, como o Alentejo e o Algarve, que apresentam uma das maiores exposições solares da Europa ,encontram-se reunidas as condições perfeitas para a produção de energia fotovoltaica.
Recentemente foram instalados parques solares e sistemas de autoconsumo nestas regiões para aproveitar ao máximo este potencial de produção de energia limpa.º
Nos últimos anos, Portugal apresentou um crescimento exponencial da capacidade instalada de energia fotovoltaica.
Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), entidade pública responsável pela promoção do uso sustentável da energia e dos recursos geológicos em Portugal, a potência solar instalada ultrapassou os 4 GW em 2024, prevendo-se que duplique até ao final da década.
Preço mais acessível dos painéis solares – Os preços dos equipamentos fotovoltaicos têm vindo a descer de forma significativa, tornando o investimento mais acessível;
Crescimento do número de instalações de autoconsumo – O número de famílias e empresas que investem em instalações de autoconsumo têm aumentado significativamente devido à possibilidade de poupança na fatura de eletricidade e a independência energética que oferecem;
Investimento em parques solares – Portugal tem atraído investimento internacional para a construção de parques fotovoltaicos de larga escala, sobretudo no sul do país.
O crescimento do autoconsumo em Portugal deve-se ao número significativo de empresas e particulares que investem em instalações de autoconsumo fotovoltaico para produzir a sua própria energia, reduzir custos com energia e ser mais independente da rede elétrica.
A integração de baterias de lítio nas instalações de autoconsumo fotovoltaico tem permitido armazenar energia excedente permitindo utilizá-la durante a noite ou em períodos de maior consumo, aumentando a eficiência e a rentabilidade das instalações.
Face às ambiciosas metas da União Europeia, que preveem atingir a neutralidade carbónica até 2050, a energia fotovoltaica desempenha um papel fundamental na concretização deste objetivo.
As perspectivas é que o setor da energia fotovoltaica irá continuar a crescer de uma forma constante e robusta, não apenas através de parques solares, mas com o contributo valioso do autoconsumo residencial e empresarial.
Quais os objetivos para o futuro?
Aumentar a capacidade de instalação- Portugal prevê atingir cerca de 9 GW de energia fotovoltaica até 2030, de acordo com o Plano Nacional Energia e Clima (PNEC 2030);
Maior investimento em soluções de armazenamento – O uso de baterias solares será cada vez mais comum para garantir maior independência energética;
Digitalização e eficiência – Sistemas inteligentes de monitorização e gestão da energia permitirão otimizar consumos e reduzir desperdícios;
Comunidades de energia – A criação de comunidades de autoconsumo partilhado permitirá que bairros, aldeias e empresas partilhem a energia solar produzida localmente.
O crescimento da energia fotovoltaica em Portugal representa uma das maiores oportunidades para construir um setor energético mais sustentável, competitivo e menos dependente do exterior.
Devido à abundância de sol, ao investimento em inovação e à implementação de políticas de apoio à energia fotovoltaica, Portugal está a afirmar-se como um dos líderes europeus na transição para as energias renováveis.
O investimento em energia fotovoltaica não é apenas uma tendência, mas uma estratégia de futuro que gera benefícios económicos, ambientais e sociais para Portugal.
Junte-se à nossa newsletter verde!
Mariana Santos
Solicite o seu estudo gratuito
Entramos em contacto contigo
Toda a informação que precisas para dar o passo para o autoconsumo, da forma mais simples e visual.
Descarregue o nosso Guia e entenda os conceitos chaves do autoconsumo!
Quais os tipos de energia solar? Como funciona uma instalação solar? Quanto custa instalar painéis solares? Encontra aqui a resposta para estas perguntas e muitas mais.