Publicado em 18 Jul 2024. Para ler este artigo precisa de menos de 8 minutos
Os painéis solares tornaram-se mais um elemento das paisagens urbanas. A sua presença é um símbolo de modernidade, poupança e preocupação com o meio ambiente.
Há quem mais e há quem menos tenha ouvido falar sobre como funciona a energia solar. Hoje vamos falar sobre alguns dos pontos chave que deve conhecer na hora de escolher a sua instalação fotovoltaica: a eficiência dos painéis solares.
A eficiência dos painéis solares é uma das características mais importantes, senão a mais. A eficiência dos painéis solares é a capacidade de produzir mais energia na menor superfície possível. Por isso, é necessário sempre comparar a eficiência dos painéis com medidas idênticas.
Por outras palavras, a eficiência dos painéis solares mede a percentagem da luz solar que incide sobre as células do painel e é convertida em eletricidade.
É importante saber distinguir os termos eficiência e rendimento.
O rendimento é igual à capacidade que um painel solar tem para converter a energia solar em energia elétrica. Ou seja, quão "bom" é o painel no seu trabalho. Quanto maior o rendimento, maior a quantidade de kWh de energia por watt de capacidade de potência.
O rendimento e a eficiência dos painéis solares são fatores determinantes no caso de ter um espaço limitado no seu telhado e ter faturas muito altas de eletricidade.
A forma mais simples de calcular a eficiência dos painéis solares seria: Potência de pico do painel / Irradiação em STC x Superfície em m² do painel.*
*STC: irradiação de 1000 W/m², temperatura da célula de 25ºC e distribuição espectral AM de 1,5G.
Por exemplo, um painel que receba 1 kW por m² de energia solar e produza 400 W, tem uma eficiência de 20%, ou seja, 400 W / (1000 W/m² x 2 m²) = 0,20 = 20% de eficiência.
*Esta fórmula não tem em conta fatores como: a qualidade da célula fotovoltaica ou o tipo de conexões entre células, necessários para ter um cálculo completo e mais preciso.
A eficiência dos painéis diminui com o passar dos anos, pelo que é recomendável que seja alta no momento da sua compra.
Esta percentagem refletida pela eficiência deve, no entanto, ser convertida em corrente alternada pelo seu inversor solar. São responsáveis por distribuir a corrente elétrica pela sua casa ou empresa, e têm uma eficiência média que ronda os 95%.
Esta pequena diminuição deve ser tida em conta para calcular a eficiência real da sua instalação fotovoltaica: se os seus painéis oferecem uma eficiência de 20%, o mais provável é que a sua instalação alimente a sua casa com 19% da energia absorvida pelos seus painéis solares.
Para aproveitar ao máximo a sua instalação solar deve ter em conta um conjunto de fatores:
A temperatura a que está submetido o painel afeta diretamente a sua produção e rendimento. As condições meteorológicas perfeitas para a máxima eficiência dos painéis são temperaturas abaixo de 25º.
Uma boa orientação solar implica uma maior incidência da luz solar sobre o painel. Isto supõe um aumento do seu rendimento, conseguindo reduzir o número de painéis necessários para cobrir os seus consumos de energia.
A inclinação ideal dos painéis é de cerca de 30º voltados a sul. A sua importância reside no facto de com a inclinação de forma a garantir que a luz solar incide de forma mais direta possível, evitando sombras e reduzindo perdas.
A Organização Internacional de Normalização (ISO) elaborou a ISO 9000, uma série de normas sobre a qualidade e a sua gestão, que ajudam a determinar a qualidade do painel.
Dispor deste certificado é sinónimo de excelência, pois certifica que o fabricante dos painéis solares cumpre com os padrões de qualidade.
Como em outras situações,a qualidade paga-se. Isto quer dizer que geralmente os fabricantes que oferecem equipamentos de alta qualidade são mais caros, mas asseguram uma melhoria da capacidade de produção e uma maior durabilidade em relação aos painéis de menor qualidade.
Com o passar do tempo, o painel solar sofre um desgaste, reduzindo a sua capacidade de produção ano a ano.
Este é um fator chave, já que se o rendimento do painel começar a descer antes de amortizar o investimento, a rentabilidade do mesmo será gravemente afetada.
De referir que, quando falamos em painéis solares, referimo-nos exclusivamente para uso doméstico e empresarial.
Estes painéis existem há várias décadas, mas só nos últimos 12 a 15 anos é que os painéis com um preço acessível para residências atingiram níveis de eficiência superiores a 20%.
Estima-se que seu teto máximo de eficiência possa ficar em torno de 35%, mas este valor só será atingido daqui a algum tempo em painéis com base de silício, provavelmente não menos de uma década.
A terceira geração de painéis alcança níveis de eficiência que rondam os 60%, mas tem um custo tão elevado que jamais conseguiria poupar o suficiente na sua fatura para compensar o investimento.
Ter maior potência não implica ser tecnologicamente mais eficiente, já que muitas vezes podemos estar a falar de painéis muito grandes.
O painel mais eficiente é aquele que tem uma potência de muitos kW e ocupa o mesmo espaço ou menos que painéis de qualidade inferior.
Os painéis solares da Aiko presentes no nosso catálogo de produtos oferecem um intervalo de eficiência de 24%, ou seja, contamos com os painéis solares mais eficientes do mercado fotovoltaico.
|
MARCA |
MODELO |
EFICIENCIA MAX. |
POTENCIA MAX. |
1 |
Canadian Solar |
HIKU 6 |
21, 5 % |
410 W |
3 |
Longi |
465 MBB |
20,9 % |
465 W |
4 |
JA |
LR4-72HIH |
20,8 % |
445 W |
5 |
SunPower |
P3-375-BLK |
19,1 % |
400 W |
A energia solar é o futuro do fornecimento global de energia e uma das formas mais promissoras de aliviar os efeitos das alterações climáticas.
Se todos estes motivos não lhe parecem suficientes, é possível uma poupança anual até 70% ou até 90% se a sua instalação incluir baterias de armazenamento. Isto poderá ajudar a perceber os benefícios que a energia fotovoltaica traz para as nossas vidas. Embora tudo dependa de como adapta o seu consumo de energia em casa aos horários de funcionamento da sua instalação de painéis solares.
Pode entrar em contacto connosco preenchendo um pequeno formulário e entraremos em contacto consigo para agendar uma visita técnica sem compromisso. Desta forma, podemos avaliar a solução fotovoltaica que melhor se adapta às suas necessidades energéticas.
Junte-se à mudança!
Junte-se à nossa newsletter verde!
Elena Fernández
Marketing Copywriter
Solicite o seu estudo gratuito