Publicado em 04 Apr 2025. Para ler este artigo precisa de menos de 6 minutos
A subida do preço da eletricidade volta a fazer-se sentir em 2025, algo que já se tornou uma tendência tendo em consideração o histórico dos anos anteriores.
Estas contínuas subidas do preço da luz geram preocupação e instabilidade para o consumidor português, que vê a sua fatura a subir cada vez mais.
Existem algumas soluções que o permitem reduzir a sua conta de eletricidade de uma forma mais fácil do que imagina e que o permite deixar de ser afetado por estes constantes aumentos.
Damos a conhecer algumas dicas de como lidar com esta volatilidade do preço da energia.
O mês de março terminou com o anúncio da subida do preço da eletricidade para muitos consumidores portugueses, com um aumento de 4%.
Diante desta situação, é imprescindível procurar novas soluções que ajudem a mitigar o impacto económico deste aumento dos preços.
Esta nova subida do preço da luz em Portugal foi motivada pelo aumento do custo de compra de energia nos mercados internacionais.
No entanto, existem outros fatores que devem ser tidos em consideração, como razões para os aumentos frequentes que têm vindo a ocorrer nos dois últimos anos.
Enumeramos algumas das razões por trás desta situação:
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia, o principal produtor mundial de gás, gerou um aumento nos preços da energia. A dependência da Europa do gás russo e as restrições à sua exportação levaram Portugal e outros países da União Europeia a procurar novos fornecedores, como a Argélia ou a França, com custos mais elevados;
O mercado energético português depende em grande medida do gás e do petróleo. O contexto geopolítico atual, juntamente com as medidas restritivas implementadas pelo governo, encarece estas matérias-primas;
Com o objetivo de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, os direitos de emissão de CO2 duplicaram o seu preço, afetando os custos nas centrais energéticas e, em última instância, o consumidor final;
A produção de energia solar fotovoltaica diminui durante os meses de inverno, enquanto a procura de eletricidade continua a aumentar. Este desequilíbrio entre a oferta de energia renovável e a procura contribui para o aumento dos preços.
Em 2023, o governo português implementou medidas para lidar com esta situação e conter o aumento dos preços da eletricidade:
O grande prejudicado tem sido o consumidor, que foi obrigado a uma mudança nos seus hábitos em casa e na sua rotina.
Devido ao aumento da eletricidade, teve que adaptar o seu consumo de energia optando pelos horários noturnos e aos fins de semana, e pela redução do uso de certos eletrodomésticos, como a máquina de lavar roupa ou o forno.
O ponto positivo é que a conscientização energética foi reforçada e as energias renováveis ganharam mais força à medida que isso acontece.
Está cada vez mais difícil conseguir poupar devido ao aumento do preço da eletricidade, apresentamos várias dicas para que possa continuar a desfrutar de uma vida sem horários específicos para a utilização dos eletrodomésticos.
Opte por utilizar eletrodomésticos no modo ECO e coloque a funcionar em horários onde as tarifas de eletricidade são mais baixas.
Ciclo horário | Horas em que a luz é mais barata |
Diário | 22h-08h |
Semanal |
Dias úteis: 00h00-07h00 Sábado no Inverno: 22h00-09h30 | 13h00-18h30 Sábado no Verão: 22h00-09h00 | 14h00-20h00 Domingo: todo o dia
|
*Os horários apresentados são válidos para as tarifas bi-horária e tri-horária.
Na SotySolar, acreditamos na importância de criar o nosso próprio caminho para a poupança. Este caminho para a poupança pode ser construído através da instalação de painéis solares, é uma forma de produzir a sua própria energia de uma forma sustentável tornando a possibilidade de uma independência energética mais próxima e real. Permitindo-lhe ainda reduzir até 70% do consumo de eletricidade, diminuindo circunstancialmente a sua dependência das grandes empresas elétricas.
O aumento da eletricidade é um tema que tem estado em destaque, mantemo-nos firmes na nossa missão de fazer da energia solar a verdadeira estrela.
Este acontecimento veio demonstrar mais uma vez a necessidade da oferta de subsídios de apoio ao autoconsumo e os benefícios fiscais serão os seus melhores aliados para uma instalação sem surpresas financeiras.
Nós seremos os melhores parceiros na sua transição para o autoconsumo, por isso não hesite e peça um orçamento de forma rápida, gratuita e sem compromissos.
Na SotySolar, facilitamos todo o processo de instalação para que a única preocupação seja usufruir dos benefícios do autoconsumo.
Junte-se à nossa newsletter verde!
Mariana Santos
Solicite o seu estudo gratuito
Nós podemos entrar em contacto consigo!
Toda a informação que precisa para dar o passo para o autoconsumo de forma mais simples e visual
Descarregue o nosso Guia e entenda os conceitos chaves do autoconsumo!
Quais os tipos de energia solar? Como funciona uma instalação solar? Quanto custa instalar painéis solares? Encontra aqui a resposta para estas perguntas e muitas mais.