SotySolar
SotySolar

Quantos painéis solares são necessários para uma empresa?

Publicado em 21 Jul 2025. Para ler este artigo precisa de menos de 8 minutos

Quantos painéis solares são necessários para uma empresa?

Numa realidade pautada pelo aumento constante dos custos fixos com energia e com a crescente exigência pela adoção de práticas mais sustentáveis no processo de produção dos produtos, a transição para a energia solar representa uma oportunidade estratégica para as empresas portuguesas.

 

Existe uma dúvida que é comum existir na fase de planeamento da transição para a energia solar: “Quantos painéis solares são necessários para uma empresa?”

 

Neste artigo, explicamos como calcular o número de painéis solares necessários com base na realidade de cada empresa, quais os fatores que influenciam o dimensionamento do sistema fotovoltaico e por que razão investir em painéis solares em empresas é uma decisão vantajosa a médio e longo prazo.

 

 

Quais os principais benefícios para as empresas portuguesas em fazer a sua transição para a energia solar?

 

Nos últimos anos tem-se registado um crescimento no número de instalações de painéis tanto em PME como em grandes indústrias. Enumeramos os principais benefícios  que levam ao surgimento desta tendência:

 

                - Redução imediata dos custos fixos com eletricidade, com poupanças que podem chegar a 90%;

                - Redução da imprevisibilidade dos custos fixos, protegendo a empresa das da volatilidade do preço da energia no mercado regulado e liberalizado;

                - Melhoria da imagem corporativa, compromisso ambiental perante clientes, investidores e parceiros;

                - Aproveitamento de incentivos fiscais, que reduzem o investimento inicial;

                - Retorno do investimento (ROI) entre 5 a 8 anos, com vida útil da instalação superior a 25 anos.

O próximo caso de sucesso pode ser o seu!

Assuma o controle da sua energia.

Junte-se ao autoconsumo e leve a sua empresa para o próximo nível. 

Para começar, deixe-nos os seus dados de contacto

Como calcular o número de painéis solares necessários para a sua empresa?

 

O número de painéis solares necessários para a sua empresa depende de vários fatores, sendo o principal o consumo médio mensal de eletricidade em kWh (quilowatt-hora). A partir desse dado, é possível fazer uma estimativa com base na radiação solar do local onde se localiza as instalações da empresa, na eficiência dos painéis e nos objetivos da empresa com a instalação dos painéis solares (autoconsumo parcial ou total).

 

1. Cálculo do consumo médio mensal de energia da empresa

 

A análise começa com o cálculo do consumo médio de energia, tendo por base as faturas de energia dos últimos 12 meses. Este valor deverá estar indicado em kWh.

 

2. Capacidade de produção de um painel solar

O nosso país dispõe de uma das maiores exposições solares da Europa, com uma média de 4 a 5,5 kWh/m² por dia, variando de acordo com a região. A produção de energia de um painel solar  varia consoante a potência do equipamento e as condições de instalação (orientação, inclinação, sombras, etc.).

 

    - Um painel solar de 550W instalado numa zona com boa exposição solar pode produzir cerca de 2,0 a 2,3 kWh/dia.

 

      - Em média, um painel pode gerar 60 a 70 kWh/mês em território nacional.

Vamos utilizar um valor médio de 65 kWh/mês por painel de 550W.

 

3. Cálculo do número de painéis solares 

 

Tendo por base os dados acima referenciados, aplicamos a seguinte fórmula:

 

Número de painéis = Consumo mensal da empresa ÷ Produção mensal por painel

 

Exemplo:

  • Consumo mensal: 5.500 kWh

  • Produção por painel: 65 kWh/mês

5.500 ÷ 65 = aproximadamente 85 painéis solares

 

Portanto, esta empresa necessitaria de cerca de 85 painéis solares de 550W para cobrir a totalidade do seu consumo elétrico mensal.

 

 

poupança com a instalação de painéis solares em empresas

 

Fatores que influenciam o dimensionamento de uma instalação de painéis solares

 

É muito importante compreender que o número de painéis solares necessários para uma empresa depende de vários fatores para além do consumo energético:

a) Localização geográfica

 

A produção de energia apresenta variações entre o Norte e o Sul de Portugal Continental. O Algarve, Alentejo e interior do Ribatejo, regra geral, oferecem um melhor rendimento na produção de energia solar em comparação com regiões mais húmidas ou com menor insolação. 

 

b) Setor de atividade 

 

As empresas e indústrias que necessitam de utilizar máquinas pesadas, câmaras frigoríficas ou equipamentos de alta potência no seu dia a dia terão necessidades de energia muito superiores a que escritórios ou lojas de retalho.

c) Horário de funcionamento

 

As empresas que funcionam 24/7 terão maior proveito da energia solar se adicionarem à sua instalação de baterias solares,  especialmente no caso de desejarem ter uma autonomia energética total.

d) Espaço disponível para a instalação

 

É necessário verificar se existe área útil suficiente no telhado ou terreno adequado para instalar os painéis solares. No caso de o espaço ser limitado, é possível recorrer a painéis de maior eficiência ou soluções integradas com estruturas metálicas.

 

e) Objetivos da empresa a longo prazo

 

Algumas empresas pretendem compensar parcialmente o seu consumo (por exemplo, apenas o uso diurno), enquanto outras desejam alcançar uma satisfação total ou quase total das suas necessidades de energia, necessitando de uma instalação que permita oferecer uma independência energética.

Como maximizar o retorno do investimento em painéis solares?

 

Para conseguir alcançar o melhor retorno possível sobre o investimento (ROI) devem considerar os seguintes pontos:

     

       - Monitorização em tempo real da instalação;

       -  Manutenção anual da instalação para garantir a máxima rentabilidade e eficiência;

       - Adição de baterias, exista solução é essencial caso exista consumo relevante durante a noite em períodos onde não existe produção de energia solar;

        - Incentivos e subsídios disponíveis,  aproveitar os subsídios oferecidos pelo estado e os benefícios como a dedução de IVA. 

 

 

Adição de uma bateria numa instalação

 

 

 

 

Energia solar: um investimento estratégico para as empresas portuguesas

 

A instalação de painéis solares em empresas  é mais do que uma questão ambiental é uma decisão com impacto real e direto na rentabilidade. Ao reduzir os seus custos fixos com energia, a empresa ganha margem operacional, fortalece a sua competitividade, especialmente em áreas de negócio com necessidades elevadas de energia.

 

Além disso, há cada vez mais clientes, investidores e parceiros valorizam as empresas comprometidas com o ambiente.

 

Conclusão: Quantos painéis solares precisa a sua empresa?

 

O número de painéis solares necessários para uma empresa irá depender do perfil de consumo de energia, localização e objetivos da empresa a longo prazo. 

 

Se está a considerar esta solução para a sua empresa, o primeiro passo é realizar um estudo técnico detalhado, feito por uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos para o sector empresarial.

 

Quer saber exatamente quantos painéis solares a sua empresa precisa? Entre em contacto connosco e solicite uma análise personalizada sem compromisso.

Quantos painéis solares são necessários para uma empresa?

Junte-se à nossa newsletter verde!

Junte-se!
Mariana TESTE Santos Santos

Mariana TESTE Santos Santos

¡Partilhar!
Seja o primeiro a comentar este post
Deixar um comentário:

Calcule quanto pode poupar com os seus painéis solares.

Solicite o seu estudo gratuito

Estudo gratuito

Os mais lidos!

Nós ligamos!

Proposta gratuita

Cookies da SotySolar

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para permitir a sua navegação, personalizar anúncios e conteúdos, analisar o tráfego gerado, e para o bom funcionamento da sua sessão, também recolhemos os seus dados de localização e características do dispositivo. Para obter mais informações sobre cookies, consulte nosso política de cookies.

Cookies necessários

São necessários para o funcionamento correcto da web, para manter a sua navegação, idioma, sessão e processos de compra.

Cookies analíticos

Permitem melhorar continuamente as funções através da análise de tráfego da página web e sugerir conteúdo personalizado.

Cookies marketing

Permitem-nos mostrar-lhe publicidade e outro conteúdo que acreditamos ser o mais ajustado aos seus interesses.