Publicado em 24 Jun 2025. Para ler este artigo precisa de menos de 4 minutos
Já ouviu falar de instalações fotovoltaicas off-grid? Consiste num sistema de produção de energia solar que funciona de forma independente da rede elétrica convencional.
Hoje, iremos falar sobre como funciona uma instalação fotovoltaica off-grid e quais os componentes que fazem com que tudo funcione.
Índice de conteúdos
Imagine que está numa casa numa zona isolada, ou que apenas quer deixar de estar ligado à rede elétrica. Deseja ter eletricidade para iluminação, eletrodomésticos, e até mesmo ver as suas séries favoritas. É aqui que entra a sua instalação fotovoltaica off-grid!
Ao contrário de uma instalação fotovoltaica ligada à rede elétrica, as instalações fotovoltaicas off-grid podem fornecer eletricidade em locais isolados ou permitir não estar ligado a rede elétrica. Para compensar não estar ligado à rede elétrica, é essencial instalar baterias que garantam o fornecimento de energia em momentos de não produção.
São os verdadeiros heróis desta história. Os painéis solares absorvem a irradiação solar e transformam-na em eletricidade.
O meter é um dispositivo utilizado para monitorizar o desempenho da instalação fotovoltaica, fornecendo as informações detalhadas sobre a produção de energia, o consumo e a eficiência da instalação em tempo real.
Os painéis solares geram eletricidade durante o dia, mas o que acontece quando o sol se põe? É aqui que entram as baterias! Elas armazenam a energia gerada e não consumida para ser utilizada posteriormente. Quanto mais potente for a sua bateria, mais energia poderá armazenar para utilizar em momentos de não geração.
O inversor converte a corrente contínua das baterias em corrente alternada, esta é a forma da energia pode ser utilizada para os seus eletrodomésticos e dispositivos domésticos.
Os dados recolhidos pelo medidor (meter) são apresentados numa aplicação que permite ver, em tempo real, quanta eletricidade está a produzir, quanta tem armazenada e quanta está a consumir.
Com esta informação, poderá tomar decisões mais informadas e inteligentes sobre quando colocar a funcionar a sua máquina de lavar ou carregar o seu telemóvel.
Há alguns aspetos que deves ter em conta antes de instalar:
As baterias têm uma capacidade limitada. Quanto maior for a capacidade, mais eletricidade poderá armazenar. Por isso, escolha a capacidade adequada às suas necessidades.
A quantidade de luz solar que recebe afeta a eficiência da sua instalação. Certifique-se de que o local onde pretende instalar tem sol suficiente e a melhor orientação para aproveitar ao máximo o seu investimento. Caso o seu telhado não for o mais adequado para a instalação, poderá ser instalado em pérgolas ou em outros locais.
Embora estas instalações fotovoltaicas sejam autónomas, requerem uma manutenção de tempos a tempos.
Esta é uma solução de autoconsumo onde não depende da rede elétrica, é dono da sua própria energia usando uma fonte de energia limpa e renovável.
Junte-se à nossa newsletter verde!
Elena Fernández
Marketing Copywriter
Solicite o seu estudo gratuito
Entramos em contacto contigo
Toda a informação que precisas para dar o passo para o autoconsumo, da forma mais simples e visual.
Descarregue o nosso Guia e entenda os conceitos chaves do autoconsumo!
Quais os tipos de energia solar? Como funciona uma instalação solar? Quanto custa instalar painéis solares? Encontra aqui a resposta para estas perguntas e muitas mais.