Quanto consomem os seus eletrodomésticos?

Publicado em 10 Feb 2024. Para ler este artigo precisa de menos de 9 minutos

Quanto consomem os seus eletrodomésticos?

A preocupação em poupar na sua conta de eletricidade é uma tendência que se mantém ao longo do tempo. 

 

Queremos informá-lo sobre o consumo de energia dos seus eletrodomésticos, como calcular o seu consumo de energia e dar dicas para reduzir os gastos de energia da sua casa. 

 

 

Qual é o consumo de energia da sua casa?

 

O consumo de energia médio mensal de uma casa portuguesa pode chegar aos 275 kWh, o que implica um consumo anual de 3.300 kWh. Esta é uma estimativa de acordo com os resultados do Inquérito ao Consumo de Energia no Setor Doméstico, realizado em 2020 pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

 

Como se calcula o consumo de energia de um eletrodoméstico?

 

O consumo de energia é a quantidade total de energia que um eletrodoméstico precisa de consumir para funcionar com a maior eficiência possível.

 

Para fazer este cálculo para a sua casa, é necessário conhecer dois dados importantes: o tempo de utilização de cada eletrodoméstico e a sua potência. 

 

Com estes dados, podemos realizar este cálculo através de uma simples multiplicação: a potência (em kW) pelo tempo (em horas), obtendo assim o consumo de energia (em kWh). 

 

Devemos ter em consideração o fator de aleatoriedade no uso dos eletrodomésticos, ou seja, o tipo de ações que tem em sua casa - quantos eletrodomésticos são utilizados simultaneamente, quais estão em funcionamento ao mesmo tempo, etc.

 

Somente depois de calcular o seu consumo de energia, poderá implementar soluções realistas e eficientes para os seus hábitos de consumo.

 

Quais os eletrodomésticos que consomem mais energia elétrica?

 

Conhecer o consumo dos seus eletrodomésticos pode fazer uma grande diferença nas estratégias de poupança a implementar. Algo que é importante saber, quais os eletrodomésticos que dão origem aos maiores picos de consumo, desta forma irá conseguir ter uma mudança real na sua poupança de energia. 

 

Ar Condicionado

 

A potência deste eletrodoméstico varia consoante a marca, o tipo e o tamanho do equipamento e o seu consumo sazonal ronda em média os 180 kWh por ano.

 

Os aquecedores, lareiras e sistemas de aquecimento representam uma grande fatia dos gastos de energia das famílias. A sua potência e consumo variam consideravelmente dependendo da localização da residência, mas o seu consumo anual geralmente ultrapassa os 5.000 kWh.

Consumo de energia do ar condicionado e aquecedores

 

 

Frigorífico e congelador

 

O frigorífico é um eletrodoméstico que consome energia durante 24H, representando cerca de 20 a 30% da fatura de eletricidade. 

 

O consumo de energia de um frigorífico, em médio (congelador incorporado) ronda os 450 kWh por ano, de acordo com a sua eficiência energética. 

 

Consumo de energia do frigorífico

 

 

Máquina de lavar roupa e Máquina de secar roupa

 

Quanto consome uma máquina de lavar roupa? Esta é uma pergunta muito frequente e que gera preocupação devido aos aumentos do preço da eletricidade. 

 

Dependendo das características da sua máquina de lavar roupa - capacidade de carga e rotações do programa - uma máquina de lavar roupa pode consumir uma média de 259 kWh em modelos mais eficientes.

 

Cada vez mais famílias optam por adquirir uma máquina de secar roupa,o consumo deste eletrodoméstico tem vindo a ser melhorado significativamente ao longo dos últimos anos, ajustando-se aos novos padrões de consumo, rondado agora os 240 kWh.

 

O preço de ambos os aparelhos é significativamente mais alto em comparação com os modelos menos eficientes, mas tendo em consideração o tempo de vida útil destes eletrodomésticos e o preço por kWh no nosso país, a compra de eletrodomésticos mais eficientes compensa.

 

Consumo de energia da máquina de lavar roupa e máquina de secar

 

 

 

Forno Elétrico e Placa de Vitrocerâmica 

 

Devido às suas características de funcionamento, são os aparelhos com maior consumo energético na realização das suas funções. O forno, por sua vez, é capaz de atingir temperaturas de até 240 ºC, o que pode resultar num consumo superior a 1.600 W.

 

A placa vitrocerâmica representa a forma mais comum de cozinhar os alimentos, e é por isso que o seu consumo é difícil de quantificar porque o mais usual é dispor de várias superfícies com diferentes tamanhos e intensidades.

 

No entanto, o seu consumo varia entre 800 W e 2000 W (dependendo da eficiência da placa).

 

Microondas

 

O microondas é uma solução rápida para aquecer qualquer coisa de forma simples, limpa e rápida. Funções como aquecer um chá requerem 700 W, em modelos mais completos atingem cerca de 1.700 W.

 

Consumo de energia do forno elétrico, placa de vitrocerâmica e microondas

Televisão e computador

 

Embora as formas de entretenimento tenham se diversificado ao longo do tempo,a televisão ainda representa a primeira opção para muitos Portugueses.

 

Na SotySolar, queremos fornecer todos os dados sobre este eletrodoméstico para que possa reduzir o seu consumo de energia e poupar na sua fatura de eletricidade.

 

Cerca de 11% do consumo total de energia da sua casa é atribuído à TV, apresentando um consumo médio de cerca de 260 kWh. No entanto, tal como acontece com o resto dos eletrodomésticos, o seu consumo varia dependendo das características técnicas de cada televisão,como o tamanho do ecrã,eficiência energética, etc.

 

 

Um exemplo prático: Se a sua televisão estiver ligada durante uma média de 3 a 4 horas por dia, irá pagar 16 cêntimos por kWh. Dependendo das pulgadas do ecrã, o do consumo por kWh será:

 

Polegadas Consumo
40 polegadas 170 kWh
42 polegadas 200 kWh
55 polegadas 256 kWh
75 polegadas 300 kWh

 

Caso trabalhe de forma remota em casa ou tenha filhos que passam muitas horas ao computador a jogar videojogos, esta informação será de grande utilidade para si. 

 

O consumo de um computador fixo ligado durante a maior parte do dia é de cerca de 0.70 kWh. Caso o seu computador disponha de componentes mais avançados, como é o caso dos computadores para gaming, o consumo aumenta para cerca de 3.50 kWh.

 

Qual a diferença entre um computador fixo de um computador portátil em termos de consumo de eletricidade? Um computador portátil pode consumir até 50% menos energia, mas as suas características, como ventilação, durabilidade e resistência, são comprometidas se forem expostas a longas horas de uso, e a sua vida útil será menor. 

 

Quais os eletrodomésticos que consomem mais em standby?

 

Os eletrodomésticos também consomem energia quando se encontram em standby, este “consumo fantasma” ou “consumo silencioso” de energia aumenta em mais de 3% a sua fatura de eletricidade. Este consumo acontece quando não se está a usar os aparelhos mas é contabilizado no final do mês.

 

Os carregadores de dispositivos móveis (como telemóveis e tablets), as luzes de espera das televisões, os sistemas de som, as consolas de jogos ou até mesmo os candeeiros de mesa permanecem ligados à tomada elétrica e, portanto, continuam a consumir energia. 

 

Os eletrodomésticos que mais consomem mesmo em standby são:

 

  • Microondas;
  • Computador fixo;
  • Televisão;
  • Consolas de jogos;

 

E, surpreendentemente, os carregadores de telemóveis também estão incluídos nesta lista. Portanto, sempre que o seu telefone terminar de carregar a bateria, desligue o carregador!

 

Na SotySolar, acreditamos na independência energética. Utilizar os eletrodomésticos de forma eficiente é muito importante e cada pequeno gesto conta tanto para a sua poupança como para ajudar a cuidar do planeta.

 

Dicas para reduzir o consumo de energia da sua casa

 

Alguns das dicas que queremos dar para reduzir o seu consumo de energia em casa e diminuir o valor da sua fatura de eletricidade são:

 

  1. Melhore, na medida do possível, a eficiência energética dos seus eletrodomésticos. Opte por escolher eletrodomésticos com a classificação energética A;
  2. Mude para lâmpadas LED em sua casa, oferecem uma iluminação igualmente boa e o seu consumo é de apenas 115 watts por hora;
  3. Utilize aplicações de monitorização de consumo de energia para ter consciência dos seus consumos e implementar estratégias de poupança de energia em casa;
  4. Evite utilizar de forma excessiva o aquecimento;
  5. Caso tenha uma caldeira elétrica, faça revisões periódicas, pois por vezes o consumo de energia em excesso deve-se a avarias. Da mesma forma, mantenha os seus radiadores limpos e purgados.
  6. Evite o “consumo fantasma”. Retire os carregadores de telemóveis da ficha e até mesmo os pequenos eletrodomésticos que não utiliza regularmente durante o dia, como microondas, cafeteiras, torradeiras, entre outros.
  7. Programe o horário de funcionamento da sua máquina de lavar roupa para um horário onde a tarifa de eletricidade é mais baixa. Caso já disponha de painéis solares, programe o funcionamento para horários onde há uma maior geração de energia solar.

 

Apesar de, na nossa opinião, o melhor conselho que podemos dar é que opte pelo autoconsumo. Se realmente quer ter um nível de poupança significativo na sua fatura de eletricidade, ao mesmo tempo reduz a sua emissão de CO2.

 

Torne-se autossuficiente com a SotySolar! Solicite o seu estudo gratuito e receba um orçamento detalhado e personalizado em poucos minutos. ūüĆě

 

consumo de energia dos eletrodomésticos

 

 

Mariana Santos

Mariana Santos

Partilhar:
Seja o primeiro a comentar este post.
Deixar um coment√°rio:

Calcule o preço dos seus painéis!

Painéis solares ao melhor preço e com a melhor qualidade

Proposta gratuita

A mais completa informa√ß√£o e conte√ļdo sobre o mundo do autoconsumo solar.

Junte-se ao nosso boletim verde

Informe-se sobre as √ļltimas not√≠cias sobre o autoconsumo solar.

Junte-se a nós!

Cookies da SotySolar

Utilizamos cookies pr√≥prios e de terceiros para permitir a sua navega√ß√£o, personalizar an√ļncios e conte√ļdos, analisar o tr√°fego gerado, e para o bom funcionamento da sua sess√£o, tamb√©m recolhemos os seus dados de localiza√ß√£o e caracter√≠sticas do dispositivo. Para obter mais informa√ß√Ķes sobre cookies, consulte nosso pol√≠tica de cookies.

Cookies necess√°rios

São necessários para o funcionamento correcto da web, para manter a sua navegação, idioma, sessão e processos de compra.

Cookies analíticos

Permitem melhorar continuamente as fun√ß√Ķes atrav√©s da an√°lise de tr√°fego da p√°gina web e sugerir conte√ļdo personalizado.

Cookies marketing

Permitem-nos mostrar-lhe publicidade e outro conte√ļdo que acreditamos ser o mais ajustado aos seus interesses.