Publicado em 24 Mar 2025. Para ler este artigo precisa de menos de 8 minutos
A transição energética e a descarbonização da economia são dois desafios para as empresas que desejam estar em linha com as exigências ambientais atuais.
No âmbito do programa Portugal 2030, um dos mecanismos de apoio financeiro criado foi o Sistema de Incentivos à Transição Climática e Energética (SITCE).
O SITCE visa fomentar a implementação de soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis, promovendo a eficiência energética e a redução de emissões de gases com efeito de estufa.
Neste artigo, explicamos de forma detalhada em que consiste o Sistema de Incentivos à Transição Climática e Energética, quais as empresas que podem candidatar-se e quais as despesas elegíveis no categoria de operações de eficiência energética e descarbonização.
O Sistema de Incentivos à Transição Climática e Energética (SITCE) é um programa de apoio financeiro destinado a empresas que pretendem investir em medidas de descarbonização e eficiência energética.
Este incentivo insere-se na estratégia nacional e europeia para alcançar a neutralidade carbónica até 2050, promovendo a adoção de tecnologias limpas e sustentáveis.
O grande objetivo do SITCE é acelerar a transição para um modelo energético mais eficiente e sustentável, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis e otimizando o consumo de energia.
Este programa disponibiliza financiamento para investimentos em:
- energias renováveis;
- modernização de infraestruturas;
- outras iniciativas que contribuam para a sustentabilidade empresarial.
O Sistema de Incentivos à Transição Climática e Energética apoia três tipologias de operação:
O SITCE está direcionado para todas as empresas independentemente do tamanho desde a indústria transformadora até ao comércio e serviços.
As áreas geográficas abrangidas são: alentejo, centro e norte.
Para poder candidatar-se é necessário submeter o registo do pedido de auxílio através da plataforma do COMPETE 2030.
Os projetos financiados pelo SITCE incluem um vasto conjunto de investimentos em eficiência energética e descarbonização. Entre as despesas elegíveis destacam-se:
Instalação de painéis solares fotovoltaicos: Produção de eletricidade para autoconsumo, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional;
Sistemas de armazenamento de energia: Baterias solares e outras tecnologias para maximizar o aproveitamento da energia gerada localmente.
Aquisição de frotas elétricas ou híbridas: Substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis por soluções mais limpas;
Infraestruturas de carregamento para veículos elétricos: Instalação de postos de carregamento em instalações empresariais;
Na SotySolar dispomos de uma equipa especializada e qualificada que poderá ajudar a sua empresa na transição energética e na transição para uma mobilidade mais sustentável.
O apoio para a eficiência energética e descarbonização integrado no SITCE oferece benefícios relevantes para as empresas que adotam medidas de eficiência energética e descarbonização. Alguns das principais vantagens são:
Na SotySolar, somos especialistas neste tipo de instalações e damos todo o suporte necessário para a preparação da sua candidatura a este apoio.
Solicite agora mesmo o seu estudo gratuito e entraremos em contacto consigo para explicar detalhadamente toda a proposta. Se necessitar de mais informações pode contactar-nos através do nosso site, por telefone ou enviando e-mail para ola@sotysolar.pt .
Ficamos muito felizes por poder ajudar.
Junte-se à nossa newsletter verde!
Mariana Santos
Solicite o seu estudo gratuito
Nós podemos entrar em contacto consigo!
Toda a informação que precisa para dar o passo para o autoconsumo de forma mais simples e visual
Descarregue o nosso Guia e entenda os conceitos chaves do autoconsumo!
Quais os tipos de energia solar? Como funciona uma instalação solar? Quanto custa instalar painéis solares? Encontra aqui a resposta para estas perguntas e muitas mais.