Vale a pena?
Publicado em 31 Jul 2025. Para ler este artigo precisa de menos de 5 minutos
Investir em energia solar para empresas passou a ser uma solução equacionada por muitos líderes de empresas portuguesas que procuram soluções sustentáveis e financeiramente vantajosas.
Empresas de norte a sul do país recorrem ao autoconsumo fotovoltaico como forma de aumentar a sua independência da rede elétrica, aumentar a sua autonomia energética e posicionar-se como marcas que adotam políticas que promovem a preservação do meio ambiente.
O que antes era visto como um investimento de longo prazo, hoje é uma decisão pragmática com retorno garantido.
Neste artigo, exploramos por que motivo tantos empresários estão a apostar em energia solar para empresas, analisando os benefícios reais versus o investimento inicial que é necessário ser realizado pelas empresas.
O autoconsumo fotovoltaico consiste na produção de eletricidade através de painéis solares instalados nos telhados ou outras superfícies nas instalações das empresas.
Geralmente, os sistemas são dimensionadas para satisfazer grande parte das necessidades de energia da empresa durante o dia, podendo ainda serem adicionadas baterias para armazenamento da energia excedente.
O investimento inicial num sistema de energia solar para empresas varia de acordo com diferentes fatores:
- Tamanho e potência instalada (kWp);
- Tipo de cobertura e acessibilidade do telhado;
- Incorporação de baterias solares;
- Localização geográfica;
- Necessidade de obras complementares.
O principal benefício da energia solar para empresas é a redução dos custos com eletricidade. Ao produzir uma grande parte ou a totalidade da energia consumida durante o dia, a empresa fica menos dependente da rede elétrica e das constantes subidas nos preços da eletricidade.
Dependendo do perfil de consumo de energia da sua empresa, é possível poupar até 70% no valor da sua fatura de eletricidade.
Em empresas onde o maior consumo de energia é feito durante o dia o retorno é ainda mais expressivo.
Instalar um sistema de energia solar para empresas representa também uma estratégica em termos de imagem corporativa. As empresas que apostam em energias renováveis são vistas como mais responsáveis, modernas e alinhadas com os valores ambientais da sociedade atual.
Um imóvel com uma infraestrutura de autoconsumo fotovoltaico tende a ser mais valorizado no mercado imobiliário.
Ao dispor de um sistema de produção de energia solar para empresas reduz a exposição da sua empresa à instabilidade do mercado de energia. A volatilidade do preço da eletricidade dificulta a gestão das despesas de uma empresa.
No entanto, ao dispor de uma instalação de autoconsumo fotovoltaico passa a ter um consumo mais estável e previsível, o que facilita a gestão orçamental.
As instalações de energia solar para empresas requerem pouca manutenção. Os painéis têm uma vida útil superior a 25 anos e os inversores têm uma garantia dada pelos fabricantes de 10 anos.
Tendo em consideração tudo o que foi anteriormente mencionado, consideramos que investir em energia solar para empresas é um investimento com um elevado retorno, oferecendo diversos benefícios para as empresas, como:
- Redução dos custos com eletricidade;
- Melhoria da margem de lucro;
- Aumento da autonomia energética;
As empresas que adotam esta solução tendem a ganhar vantagem competitiva face à concorrência, especialmente num cenário de transição energética onde a sustentabilidade é cada vez mais valorizada por clientes, parceiros e investidores.
Junte-se à nossa newsletter verde!
Mariana Santos
Solicite o seu estudo gratuito
Entramos em contacto contigo
Toda a informação que precisas para dar o passo para o autoconsumo, da forma mais simples e visual.
Descarregue o nosso Guia e entenda os conceitos chaves do autoconsumo!
Quais os tipos de energia solar? Como funciona uma instalação solar? Quanto custa instalar painéis solares? Encontra aqui a resposta para estas perguntas e muitas mais.